quarta-feira, 8 de janeiro de 2014
Descobrir a pólvora
Desde que fiquei no desemprego que têm sido inúmeros
os currículos que enviei. E destes apenas uma parte residual teve resposta. O
que eu acho deveras curioso é a opção que algumas empresas encontram para
descobrirem o candidato ideal. Lançam o desafio de lhes enviarmos uma ideia
fabulástica que alicerce o porquê de sermos uma mais-valia na empresa, uma
ideia de negócio, com o respectivo retorno económico e depois logo avaliam o
potencial do candidato. Eu até gosto de ser desafiada e colocar os neurónios a
trabalhar mas quando isto começa a ser o modus
operandi normal em processos de recrutamento, começa a cheirar a esturro.
Primeiro porque ninguém me garante que, tendo uma boa ideia, esta não será
aproveitada pela empresa sem que o candidato seja efectivamente integrado no
projecto. E depois apenas mostra que nesta altura de crise vale quase tudo,
naquilo que me parece ser cada vez mais uma exploração de quem está nesta
situação. Ou seja, quer-me cá parecer que estas novas empresas que aparecem e
que se dizem muito inovadoras na realidade vão buscar muita da inovação que
apregoam às ideias que pedem nos processos de recrutamento. Se 20 candidatos
responderem ao desafio e mostrarem 20 ideias com retorno económico, uma empresa
que tem apenas o conceito geral se calhar até consegue ir longe. Se calhar
consegue ir mesmo muito longe. Apenas tenho as minhas dúvidas se os 20 candidatos
terão a mesma sorte.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário