sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Bem-vindos à freguesia da “União da Freguesias que não quiseram saber da agregação e que agora vão ficar com uns nomes lindos de morrer e unidas a realidades completamente díspares”


Não sei se ria, ou se chore.
Cabia às Assembleias Municipais a elaboração de pareceres para a agregação de freguesias. Não o tendo feito e havendo um calendário politico a seguir, foram substituídas nessa tarefa pela Unidade Técnica para a Reorganização Administrativa do Território (URAT), constituída por técnicos que não conhecem as especificidades dos territórios e limitaram-se a seguir critérios essencialmente demográficos e pouco mais. Em resultado, temos concelhos que vão ficar complemente descaracterizados administrativamente, unindo freguesias com realidade, dinâmicas e características completamente diferentes.
A cereja no topo do bolo é que a toponímia para todas estas novas freguesias resultantes das propostas da URAT é hilariante. Todas elas começam com “União das Freguesias (…)”. No meu caso vou passar a viver numa freguesia que resulta da agregação de 3 ou seja um comboio de nomes, mas há freguesias que resultam da agregação de muitas mais.
Para quem quiser saber qual a sua nova freguesia consultar aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário