quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Escolhas


Estou no desemprego há uns meses. Nunca estive desempregada. Nunca tive de racionar comida ou fazer escolhas entre pagar a conta da luz ou da água. Talvez por isso ainda me sinta uma privilegiada. Mas tenho de fazer cada vez mais opções. Felizmente ainda posso comer bifes com regularidade, escolher o peixe que vou dar ao meu filho e comprar a roupa que ele precisa. Mas se nunca fui de gastar o que não tenho, a verdade é que também sou cada vez mais obrigada a fazer escolhas: escolho não ir ao cinema. Escolho não ter TV Cabo. Escolho não comprar roupa, não comer fora, não sair para um fim-de-semana a dois. E no entanto já o fiz com regularidade no passado. Se me custa? Custa, mas escolho escolher o peixe que vou dar ao meu filho.
Muitas vezes, e cada vez mais, o desempregado é considerado um inútil, um estorvo que anda a ganhar (os que ainda recebem subsidio) sem contribuir para a sociedade. Mas ninguém me perguntou se esta é uma escolha minha. Ou dos milhares que estão na mesma situação. Continuo a concorrer a tudo o que aparece, seja ou não da minha área. Mas se para a grande maioria basta apenas mandar um CV, para os poucos lugares que aparecem na minha área é preciso enviar também os certificados autenticados. Cada autenticação custa 17€. 17€! Sabem quantas postas de peixe consigo comprar com 17€? Muitas. Hoje fui aos correios enviar a documentação para concorrer a dois lugares. Foram 4 certificados. Façam as contas. Eu quero muito sair do desemprego. Mas também quero continuar a dar carne/peixe ao meu filho. E não quero ter escolher entre uma coisa e outra, porque ambas deveriam estar ao meu alcance.

4 comentários:

  1. E não dá para mandar cópias certificadas? Não sei quanto custa, mas nos correios fazem isso e de certeza é mais barato. Lembro-me de um tempo em que para concorrer a concursos públicos era preciso mandar uma certidão de nascimento, e cada uma custava 3 contos!
    Boa sorte, muito boa sorte *

    ResponderEliminar
  2. Damn. É por isso que independentemente de abominar o trabalho que faço, dou graças pelo pilim cair certo ao fim do mês. Não me quero imaginar nessa situação. Boa sorte. *

    ResponderEliminar
  3. Olha que essa é que eu não sabia. Faz-nos pensar duas vezes.
    Força!

    ResponderEliminar
  4. @Izzie, estamos a falar da mesma coisa. No texto não me expressei da melhor maneira. Eu mandei fotocópias autenticadas dos certificados que tinha, que neste caso eram de habilitações. Nos correios levam 17,22€ por autenticar fotocópias. Nos notários levam para cima de 20€ por cópia. Parece que os advogados também já o podem fazer e eu ando a ver se arranjo algum me faça isso por menos.
    Certidão de nascimento, safa! Valha-nos o simplex.

    @Troll: é um lugar-comum, mas quem tem emprego que faça os possíveis para o manter. Isto está muito difícil. Já ultrapassei a centena de candidaturas/respostas a anúncios. Destes, obtive 15 respostas e a única coisa que arranjei foi um part-time esporádico do qual ainda não recebi a totalidade do salário. E no meu caso já é a segunda vez este ano que isso acontece.

    @Alexandra: faz-me selecionar muito bem o que vou ou não concorrer, ou pelo menos se mando documentos autenticados (como eles pedem) ou mando cópias simples arriscando ser excluída à partida, mesmo que diga que apresento os originais se solicitado.

    @all: obrigada pelo incentivo.

    ResponderEliminar