quarta-feira, 17 de abril de 2013

Alice e eu

O problema das fantasias é que nunca passam para o plano real. E eu fantasio muito. Fantasiei que iria andar entusiasmada com o mestrado. Que iria adquirir bases de conhecimento em áreas que não domino, que iria ser desafiada a levar mais além os conceitos que eram abordados nas aulas, que me iriam ser mostradas novas linhas de investigação e por aí fora. Depois vejo professores com erros nas apresentações, a confundirem alhos com bugalhos e a darem o dito por não dito. E eu fico chateada. Muito chateada. Porque me sinto enganada, ainda que a fantasia tenha sido minha. E agora? Deito fora quase um ano de propinas e combustível que tanto me custou a suportar? Avanço para dissertação mas sabendo que provavelmente não irei tirar grande partido disso (e pagando mais um ano de propinas?) É certo que se trata do primeiro mestrado deste tipo em Portugal, mas talvez por isso mesmo as coisas deveriam estar mais articuladas, definidas e sobretudo conceptualizadas. E eu que até era um pouco leiga nestas matérias acabo por andar a corrigir pps.
Fico chateada, pois com certeza que fico chateada.

2 comentários:

  1. ui... é de ficar chateado mesmo. E o pior é que é cada vez mais comum.
    Já passei apontamentos meus a amigos de outras áreas que vão dar aulas da minha área sem saberem bem o que estão a fazer.

    ResponderEliminar
  2. Anda tudo trocado. Mas não têm de ter formação na área?
    O problema aqui é que lhes falta "calo" e investigação que sustentem o que estão a tentar transmitir. E esquecem-se que ali não há só chavalecos de 20 anos com licenciaturas "à bolonhese", há também uns chatos pré-bolonha que até sabem umas coisinhas e têm massa critica.

    ResponderEliminar