sexta-feira, 29 de maio de 2015

Coisas que me fazem soltar verborreia ofensiva

Limpar o pátio a preceito, com direito a dores musculares em sítios onde eu já nem me lembrava que tinha músculo, e depois vir a nortada e deixar quase tudo na mesma. Eh pá, que fixe. Pena que a minha queridíssima vizinha, proprietária da nogueira que me conspurca o pátio o ano inteiro, não me tenha encontrado hoje. É que ela julga que me faz um grande favor em manter a nogueira. Só.Que.Não. Tanto vendaval, tanta tempestade, tanto raio e não há nenhum que caia em cima da dita (nogueira). A árvore está podre, a cada Inverno que passa, caiem troncos que dá para alimentar a lareira mais do que um dia, as nozes não prestam ou têm bicho e ainda serve de passagem para os ratos subirem ao telhado, sem esquecer as sementes que enchem tudo de pó na Primavera e as folhas ao longo do ano, em especial no Outono. Ai que giro, Anna! Tens uma nogueira que te dá sombra! Olha, por falar em sombra, sabes onde punha eu a nogueira? Sabes?

É isso mesmo.

2 comentários:

  1. (já estava há séculos para vir cá dar este bitaite, mas deu-me a preguiça. como agora estou com preguiça de trabalhar, cá vai)

    Artigo 1366º nº1 do Código Civil:
    "É lícita a plantação de árvores e arbustos até à linha divisória dos prédios; mas ao dono do prédio vizinho é permitido arrancar e cortar as raízes que se introduzirem no seu terreno e o tronco ou ramos que sobre ele propenderem, se o dono da árvore, sendo rogado judicialmente ou extrajudicialmente, o não fizer dentro de três dias."

    Portanto, se te quiseres dar à trabalheira, "ó vizinha, corte aí esses ramos". Ela não corta, mandas carta registada com AR (para prova). Não corta, cortas tu os ramitos. Tcharam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já uma vez cortámos as trancas que dão para o nosso pátio, mas a árvore é grande e o muro é baixo, ou seja mesmo cortando não consigo evitar caia lixarada, porque o raios parta da nogueira tem uma copa enorme. Mas sim, estou a pensar em ter uma conversa séria com eles.

      Eliminar